Alerta de Golpe ás Transportadoras

Prezado Transportador,
Tendo em vista que empresa associada procurou o Sindisan por ter sofrido a aplicação de golpe, alertamos a todos para que fiquem atentos.
Supostos clientes entram em contato com o transportador, contratam o serviço e, por meio de um complexo esquema, colocam o crime em prática.
De acordo com o que foi descrito pelas vítimas, as dicas são as seguintes:

Para as transportadoras: 
A empresa se apresenta como agente de cargas em Viracopos, liga ou manda e-mail, cota, fornece CNPJ limpo, negocia, aprova, apresenta a reserva e manda executar o frete normalmente. Todo o assunto é tratado por e-mail com o domínio da empresa, telefone fixo, celular e whatsapp. Todas as exigências no ato da contratação são cumpridas.
Com o frete negociado e aprovado, a empresa nos manda a reserva do agente e diz que se trata de um processo marítimo de co-loader (golpe). 
Para os Agentes de Carga e Exportadores: 
A empresa se apresenta como transportador e oferece preços imbatíveis com prazo reduzido (golpe). O agente não desconfia dos preços baixos, mesmo fora da tabela mínima de fretes da ANTT, não exige apólices, nem tampouco comprova a capacidade operacional  e, assim, libera a reserva, pensando que ela é uma transportadora.
O carregamento: 
O transportador segue com a reserva para o exportador aguardando carregamento e NF de exportação. Caminhão carregado e NF em nome da transportadora que fez o carregamento. Nesse momento o transportador emite seu CT-e e registra todo o processo da Carga no Siscomex.  Não há um controle entre agente, SISCOMEX e exportador, pois uma outra transportadora diferente está carregando.
Trama: 
O exportador contratou o agente que contratou uma transportadora. Mas essa falsa transportadora se apresentou como agente e contratou outra transportadora (a vítima). Sem esse controle, o golpe prossegue. Carregamos normalmente e seguimos com documentação 100% original e registrada no Siscomex (Nota + Ct-e + Reserva). O nome da empresa golpista não aparece em nada. 
A Entrega/Embarque: 
Entregamos em Santos em nome do agente oficial de cargas com NF do exportador e nosso Ct-e. O agente de cargas não controla qual a transportadora está entregando e o processo segue normalmente. Tudo orçado, aprovado e carregado, a empresa golpista recebe em um curto prazo do agente de cargas e some da praça. O agente de cargas paga esta empresa com documentos comprobatórios que desconhecemos, pois todo o embarque foi feito pela transportadora idônea (oficialmente). 
Onde existe a má fé?
O site da golpista não possui endereço exato. Toda a documentação legal são com endereços incompletos e falsos, inclusive dos donos. 
Quando recebe o pagamento do agente de cargas desativa os telefones fixos, whatsapp e celulares. Abre novas empresas e vai dando o golpe. Um a um. O telefone do site fixo vai mudando sempre. O endereço do site é insuficiente para que um oficial de justiça os ache. 
O site está em nome de um dos proprietários, que tem diversas dívidas e golpes no Mercado.  

As situações relatadas envolvem diferentes CNPJs. A transportadora prejudicada teve perdas e acionou a Justiça.
Para maiores detalhes ou, caso a sua empresa também já tenha sido vítima do mesmo tipo de crime, entre em contato com o Sindisan pelo telefone 2101-4745